quinta-feira, 8 de maio de 2008

Paralelismo

Num mundo paralelo ao nosso vivem eles. Eles são portadores de algum tipo de deficiência, deficiência esta que faz com que olhem para o mundo de uma forma diferente da nossa.
Hoje, depois demais um dia de estágio aconteceu-me uma coisa na qual eu ainda não consegui parar de pensar.
Vinha eu da Rosicar depois de ter ido comprar pão para o lanche, quando o Paulo Lemos, um rapaz autista da Vários (instituição de apoio a pessoas portadoras de deficiência) me acenou. Dirigi-me a ele como de costume, ele trazia um molhe de panfletos diferentes na mão pegou num e deu-mo. Despedi-me do Paulo com o habitual toque no nariz e continuei o meu caminho para casa. Olhei para o panfleto já quando estava a subir as escadas de casa e tive que parar. Sentei-me sem saber o que pensar… o Paulo entre alguma diversidade de panfletos que tinha na mão deu-me um que dizia na capa em letras bem grandes “ Tabaco ou Saúde – A escolha é sua”.
Este panfleto poderia ser mais um daqueles que só alerta dos malefícios do tabaco e mostra mais umas imagens mas não! Este panfleto para além de alertar para os malefícios do tabaco contém também tópicos para a ajuda na luta contra o vício: Os 15 passos para deixar de fumar!
Saberia o Paulo no que estava eu a pensar quando ia para casa?!
Saberia ele que deixei de fumar e daí me ter dado o panfleto?
Perguntas para as quais sei que não obterei resposta pois o Paulo não fala, mas este gesto dele tocou-me!
Já diziam os antigos “um gesto vale mais do que mil palavras”!

Sem comentários: